Perfil de viajante: alcance todas as tribos do mercado de turismo em 2023 com a ajuda da Travel Media

 

Que o perfil de viajante está em constante evolução, isso não é novidade. Mas essa mudança foi ainda mais forte por conta da pandemia de COVID-19. Segundo o relatório Travel Tribes 2023, encomendado pela Amadeus e conduzido pela empresa global de investigação Northstar Research Partners, para 2023 podemos contar com 4 novos perfis de viajantes. Fora os que ainda estão por surgir. 

Esses 4 perfis foram revelados através de uma pesquisa com mais de 10.000 viajantes em 15 regiões do mundo (abrangendo também a América Latina). Incluindo entrevistas com especialistas de diferentes segmentos do mercado, análise de 5,8 milhões de dados e segmentação psicográfica.

De acordo com o relatório, muitos viajantes estão abertos a novas tendências e estão em busca de viagens mais atraentes e sustentáveis. Entretanto, também existe uma preocupação com a segurança cibernética e a privacidade de dados. Por isso, é essencial que a indústria de viagens trabalhe em conjunto para garantir que os viajantes possam se beneficiar da tecnologia de forma segura.

Com a consultoria personalizada da Travel Media, você pode encontrar o perfil de viajante ideal para a sua marca e se conectar com ele através da mensagem certa, no momento ideal. 

 

Perfil de viajante ideal para 2023 

Se você já trabalha com turismo, sabe que lidar com o público deste segmento é desafiador e requer cuidado e muita experiência. Isso acontece porque a venda depende da vontade e desejo do consumidor e isso pode mudar a qualquer momento. 

Segundo o Travel Tribes 2023 da Amadeus, os viajantes de hoje são mais diversificados do que nunca, com diferentes perfis, interesses e motivações. Sendo assim, quem trabalha neste segmento precisa entender cada uma das tribos para identificar as suas características e acertar a comunicação com elas. 

O relatório identificou 4 tipos de perfis diferentes, que são eles: buscadores de experiência, criadores de memórias, travel tech-fluencers e exploradores pioneiros. A seguir iremos falar sobre cada um deles, confira. 

perfil de viajante

Foto do br.depositphotos

Buscadores de experiência 

O perfil de viajante de quem é um buscador de experiência é de procurar aventuras, descobertas e conexões com a natureza e desconhecidos. Vale ressaltar que 44% são pessoas sem filhos e com empregos que possibilitam explorar o mundo com mais facilidade. Além disso, eles são mais propensos a viajar por impulso e estão mais abertos a usar a tecnologia durante as suas viagens, incluindo inteligência artificial e métodos de pagamento e NFTs. 

 

Criadores de experiência 

Já quem tem o perfil de viajante que procura criar experiências, está procurando por uma viagem mais simplificada e, normalmente, viajam em família. Segundo o relatório da Amadeus, 44% dos criadores de experiências têm 42 anos ou mais e não são muito adeptos à tecnologia, apesar de serem entusiastas com a realidade aumentada e a virtual. 

 

Travel Tech-fluencers

O terceiro perfil de viajante que a Amadeus identificou foi o “travel tech-fluencers”. Segundo o relatório, 48% do grupo tem menos de 32 anos e dão muito valor aos dispositivos tecnológicos que possuem. E estão mais conscientes na questão da sustentabilidade em torno da forma como viajam. 

 

Exploradores pioneiros

Finalmente, mas não menos importante, os indivíduos deste grupo levam vidas em ritmo acelerado, sempre atentos à sua próxima aventura. Em dados, 82% deles têm entre 23 e 41 anos de idade, gostam de planejar com antecedência, mas não têm medo do risco, e estão abertos a novas experiências. O perfil de explorador pioneiro está mais disposto do que outros perfis de turistas a deixar a sustentabilidade influenciar as suas decisões. Além disso, eles também se sentem muito confortáveis utilizando todas as formas de pagamento alternativo em 2033, seja através de moedas criptográficas ou dentro de um ambiente de realidade virtual.

 

O que cada perfil de viajante da América Latina espera 

Como mencionado anteriormente, é complicado entender o que cada viajante quer a longo prazo, pois isso muda constantemente e está atrelado a muitas coisas. E quando falamos em América Latina isso fica ainda mais complexo, por incluir diversos países com pensamentos, costumes e culturas diferentes. 

Entretanto, a Amadeus reuniu as 5 coisas que mais entusiasmam os viajantes latino-americanos para 2023, confira:  

– 49% quer viajar de forma rápida e para destinos próximos
– 40% deseja que a tecnologia reduza os problemas durante a viagem
– 40% quer poder provar as viagens em realidade virtual antes de decidir para onde ir
– 38% considera viagens com relação a momentos e experiências que fiquem marcadas na memória
– 35% considera a possibilidade de viajar de uma forma mais respeitosa com o meio ambiente

Além disso, a relatório também listou as 4 principais preocupações destes viajantes em 2023:

– 48% ataques cibernéticos 

– 46% dados compartilhados 

– 41% viagens mais caras quando se deseja respeitar o meio ambiente 

– 37% instabilidade política que impede viagens à alguns países 

Em outras palavras, empresas que querem se conectar e vender para esses viajantes precisam se preocupar com esses detalhes para atingi-los com a comunicação adequada e transformá-los em clientes fiéis. 

 

perfil de viajante

Foto do br.depositphotos

Como a Travel Media pode te ajudar a alcançar os mais diversos perfis de viajantes

A Travel Media entende a importância de atingir os diversos perfis de viajantes em suas campanhas. Com as nossas soluções de mídia, podemos ajudar empresas de turismo e viagens a alcançar os clientes certos no momento ideal e com a mensagem correta. Nossas estratégias altamente direcionadas permitem que você alcance o perfil de viajante ideal, desde aqueles que buscam aventuras até os que viajam a negócios.

Com as soluções de mídia da Travel Media, você pode alcançar seus clientes em todos os canais, desde as redes sociais até anúncios em vídeo e conteúdo patrocinado. Tudo isso através dos nossos parceiros de negócios: Climatempo, Decolar, Melhores Destinos, Rappi Travel Brasil e ViajaNet. Além disso, podemos trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de marketing para desenvolver campanhas personalizadas que reflitam a personalidade e as necessidades de seus clientes em potencial.

Não importa o perfil de viajante que você está tentando alcançar, nós temos as soluções de mídia para ajudá-lo a ter sucesso. Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos apoiar seus esforços de marketing e alcançar seus objetivos de negócios.

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